Paises estrangeiros: Portugal, Germany, Estados Unidos , Moçambique

Aves

                              

Confit de Canard (Pato Confit)

 
INGREDIENTES


8 coxas de pato (gordas)
100g de sal grosso
4 dentes de alho amassados
Pimenta moída grosseiramente
Folhas de louro, tomilho e alecrim a gosto
2 litros de gordura de pato (ou porco)




MODO DE PREPARO


Coloque 8 coxas de pato para marinar por no mínimo 2h em 100g de sal grosso, 4 dentes de alho amassados, pimenta moída grosseiramente, folhas de louro, tomilho e alecrim a gosto. Após 2 horas, limpe bem cada coxa com um pano limpo para retirar a marinada.
Coloque 2 litros de gordura de pato (ou porco) em fogo baixo, para esquentar e quando a temperatura atingir 80°C abaixe o fogo para o mínimo possível. Coloque as coxas para cozinhar nesta gordura bem devagar.

OBS.: A gordura não pode ferver por isso a temperatura da chama deve ser a mais baixa possível. Para controlar a temperatura deixe metade da panela fora do queimador do fogão.
Após 2 horas e meia, retire as coxas da panela, coloque-as em um pote e cubra-as com a gordura do cozimento. Guarde na geladeira pelo maior tempo possível. Na hora de servir retire as coxas da gordura, coloque-as numa assadeira e leve ao forno a 200°C por 30 minutos. Sirva as coxas sobre a batata Anna, salada verde e molho bordelaise.

DICAS: - Se quiser fazer com galinha caipira utilize a gordura de porco (ou banha) e cozinhe por 4h;
- Depois que retirar o pato (ou galinha) da gordura, não volte ela para a gordura para guardar, pois a carne da ave irá ficar dura.


Tulipa de asa de frango

 
INGREDIENTES

500g de tulipa de asa de frango
Para a marinada:
Salsinha picada a gosto
Cebolinha picada a gosto
Pimenta vermelha a gosto
Sal a gosto
Manjericão picado a gosto
Suco de 1 limão
3 dentes de alho amassados
1 cebola picada

Recheio:
100g de bacon em cubos pequenos
200g de queijo mussarela em cubos
1/2 pimentão vermelho em cubos pequenos
1/2 cebola em pedaços pequenos
100g de presunto em cubos pequenos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de rosca
1 xícara (chá) de farinha de milho triturada com as mãos
4 ovos batidos (para empanar)



MODO DE PREPARO

Tulipa:
Corte a asa nas juntas, em três partes e use a parte do meio para fazer as tulipas. Numa das extremidades do osso corte os ligamentos com uma faca e puxe a carne da parte mais fina para a mais grossa do osso formando uma tulipa.Tire o osso mais fino da tulipa, mantendo o osso maior preso no final dele. Vire do avesso a carne no final do osso mais grosso (a pele deve ficar por dentro). Reserve.

Marinada:
Junte salsinha picada, cebolinha picada, pimenta do reino ou vermelha, sal a gosto, manjericão picado, suco de 1 limão, 3 dentes de alho amassados e 1 cebola picada. Coloque as tulipas para marinar no tempero, durante uma hora.


Recheio:Colocar dentro da tulipa um pouco do bacon, queijo mussarela, pimentão vermelho, cebola e o presunto em cubos. Pressione com a mão, fazendo com que fique fechada. Numa vasilha, misture a farinha de trigo, a farinha rosca e farinha de milho. Passe as tulipas nos ovos batidos em seguida nas farinhas e depois frite em óleo a 150ºC a 180ºC até dourar.

-------------------------------------------

Torta de frango diferente

 
INGREDIENTES

Massa:
700g de peito de frango moído
1 xícara (chá) de catchup
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
Sal e pimenta do reino a gosto
Caldo temperado:
500ml de caldo de frango (2 tabletes de caldo de frango dissolvidos em 500ml de água)
2 cebolas laminadas (cortada ao meio e depois em rodelas finas)
1 ramo de alecrim debulhado
200ml de vinho branco
Sal a gosto
Montagem:
1 xícara (chá) de arroz branco cru
1 lata de milho verde escorrido (200g)
2 xícaras (chá) de escarola picada grosseiramente


MODO DE PREPARO

Massa:
Numa tigela misture o frango, catchup, alho, salsinha, sal e pimenta do reino. Reserve.
Caldo temperado:
Coloque numa panela o caldo de frango, cebolas, alecrim, vinho branco e sal e leve ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo e reserve.
Montagem:
Unte uma assadeira redonda e alta de fundo falso (23cm de diâmetro) com bastante azeite e depois forre por fora da forma o fundo e as laterais com papel alumínio. Pegue a mistura processada de frango e forre o fundo e as laterais da forma. Depois faça camadas com metade do arroz branco cru, metade do milho verde escorrido, escarola, a outra metade do milho verde escorrido, a outra metade do arroz branco cru, regue o caldo de frango temperado e cubra todo o arroz com a cebola laminada. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C, coberto com papel alumínio por cerca de 1 ½ hora. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.

Frango assado diferente

 
INGREDIENTES

1kg de sobrecoxa de frango
4 dentes de alho picados
Casca de 2 laranjas raladas
1 colher (chá) de páprica picante
½ colher (chá) de pimenta da Jamaica
1 colher (chá) de gengibre ralado
½ colher (chá) de canela em pó
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite misturado com 2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga gelada
Molho diferente:
½ xícara (chá) de suco de laranja
½ xícara (chá) de vermouth seco
½ colher (chá) de gengibre picado
2 cravos
4 folhas de sálvia


MODO DE PREPARO

Numa tigela tempere o frango com alho, casca de laranjas, páprica, pimenta da Jamaica, gengibre, canela e sal.
Dica: passe um pouco de tempero por baixo da pele do frango para ficar mais temperado. Deixe marinando por cerca de 2 horas na geladeira.
Para as sobrecoxas ficarem mais bonitas e uniformes passe um barbante em volta delas.
Coloque as sobrecoxas numa assadeira untada com azeite e pincele cada uma com azeite misturado com açúcar. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 1h (até ficarem assadas e douradas.
Retire as sobrecoxas de frango da assadeira e corte o barbante. Na mesma assadeira adicione o molho de laranja (receita abaixo) e leve ao fogo médio, mexendo com uma colher até engrossar levemente. Adicione manteiga gelada e misture bem e coe. Coloque as sobrecoxas em um prato de servir regue com o molho coado e sirva em seguida.
Molho diferente:
Coloque numa panela o suco de laranja, vermouth, gengibre, cravos e sálvia e leve ao fogo médio até ferver (1 minuto). Abaixe o fogo e deixe reduzir por 5 minutos. Retire do fogo.


Peru enformado

 
INGREDIENTES

1 peru (+/- 4 a 4 ½ kg)
½ xícara (chá) de vinho branco
1 colher (sopa) de alho amassado
1 colher (sobremesa) colorau
1 sache de caldo de galinha
1 ramo de alecrim debulhado
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Com as mãos e uma faquinha bem afiada retire toda a pele de peru tomando cuidado para não rasgá-la. Reserve a pele. Com uma faca desosse todo o peru e corte a carne em pedaços médios e transfira os pedaços de peru para uma tigela. Tempere os pedaços de peru com vinho branco, alho, colorau, caldo de galinha, alecrim e sal e misture bem. Coloque a pele do peru dentro de uma forma de bolo inglês untada com azeite forrando o fundo e a lateral da forma com a parte onde tem gordura para cima. Obs.: se tiver algum buraquinho na pele tente fechar com a própria pele. Sobre esta pele e dentro da forma coloque os pedaços de peru (temperados acima) e alise a superfície. Dobre a pele que está sobrando pela lateral sobre os pedaços de carne fechando bem, formando um embrulho. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 1 hora e 20 minutos ou até dourar. Retire a forma do forno e escorra o líquido que se formou na forma (despreze este líquido). Desenforme o peru sobre uma assadeira e leve a assadeira com o peru novamente ao forno alto a 220°C por cerca de 1 hora e 20 minutos ou até dourar (reserve o líquido que se forma na assadeira). Retire a assadeira do forno, desenforme e sirva acompanhado com maionese tropical. Dica: com o líquido que se formou na assadeira, transfira para uma panela, adicione ½ colher (sopa) de amido de milho e leve ao fogo médio até engrossar (cerca de 5 minutos). Sirva com o peru.

---------------------------------------------------------

Bourride de frango

 
INGREDIENTES

1kg de sobrecoxa de frango sem a pele (de granja)
1 colher (chá) de açafrão em pó
1 colher (café) de cominho em pó
Raspas de 1 laranja
½ pimenta dedo-de-moça picada
1 pimenta pequena malagueta picada
Sal a gosto
4 colheres (sopa) de azeite para dourar
600ml de caldo de frango (1 tablete de caldo de frango dissolvido em 600ml de água)
12 batatinhas bolinhas descascadas
1 alho poró cortado em tiras finas
150g de maionese
2 dentes de alho sem o miolo
Suco de ½ limão

MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque o frango e tempere com açafrão, cominho, raspas de laranja, pimenta dedo-de-moça, pimenta malagueta e sal. Deixe na geladeira por 2 horas. Coloque o azeite numa panela grande e aqueça em fogo alto. Acrescente o frango (reservado acima) e doure bem. Adicione o caldo de frango, as batatinhas e o alho poró. Tampe a panela e cozinhe por 25 a 30 minutos em fogo médio ou até o frango ficar macio. Retire o caldo que se formou na panela.
Obs.: Se for fazer com galinha ou frango caipira o tempo de cozimento será maior, então coloque as batatinhas somente nos 30 minutos finais de cozimento.
Num liquidificador coloque a maionese, o alho, o suco de limão e o caldo que se formou na panela (reservado acima) e bata bem. Transfira a mistura do liquidificador para a panela com as sobrecoxas de frango cozidas e leve ao fogo médio novamente apenas para engrossar o molho (3 a 5 minutos). Sirva imediatamente.
Pulo do Gato: Bourride - é um cozido típico da França feito na maioria das vezes com peixe.

Asa de frango com molho de cereja apimentado

 
INGREDIENTES

8 asas de frango
1 dente de alho picado
½ pimenta vermelha picada
½ limão espremido
2 colheres (sopa) de geléia sabor cereja
4 folhas de hortelã picadas
1 colher (chá) de mel
1 fatia de lima
Sal e pimenta



MODO DE PREPARO

Tempere as asas de frango com sal e pimenta. Em um forno preaquecido a 200ºC, cozinhe por 20 minutos até obter uma cor dourada. Enquanto as asas cozinham, misture todos os ingredientes para o molho de cereja e aqueça em uma panela. Guarde hortelã para enfeitar. Quando as asas de frango estiverem prontas, jogue a calda quente por cima. Remova-as para um prato de servir e enfeite com hortelã. Sirva quente com um pedaço de lima.

Asa de frango ao molho picante de laranja

 
INGREDIENTES

1kg de asa de frango
Raspas e suco de 1 laranja
Raspas e suco de 1 limão
4 colheres (sopa) de molho de pimenta
1 pimenta vermelha sem sementes picada
2 colheres (sopa) de gengibre picadinho
3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyo)
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de cebolinha picada (para polvilhar)

MODO DE PREPARO

Com auxilio de uma faca, retire as pontas de asa de frango. Transfira as asas para uma tigela e tempere com raspas e suco de laranja, raspas e suco de limão, molho de pimenta, pimenta vermelha, gengibre, molho de soja (shoyo), azeite, sal e pimenta-do-reino. Coloque tudo dentro de um saco plástico e deixe nesta marinada por cerca de 4 horas, dentro da geladeira.
Numa assadeira untada com azeite disponha, separadamente, as asas (não descarte a marinada) e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por 20 minutos. De vez em quando regue com a marinada. Com auxilio de uma espátula vire as asas de frango e deixe dourar o outro lado por cerca de 15 minutos (sempre regando com a marinada). Retire as asas do forno e para servir polvilhe a cebolinha e acompanhe com legumes grelhados.

Galinhada tropical

 
INGREDIENTES

1 galinha limpa (+/- 2kg) e cortada em pedaços
Suco de 5 biribiri (ou suco de 3 limões)
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
100g de toucinho fresco cortado em cubos pequenos
100g de bacon cortado em cubos pequenos
2 cebolas picadas
4 dentes de alho amassados
1/2 colher (chá) de cominho e de pimenta-do-reino moída
4 folhas de louro
1 pimentão verde cortado em cubinhos
Suco de 3 biribiri (ou suco de 1 limão)
4 pimentas de bode inteiras
3 folhas de alfavaca
2 litros de água de coco
250g de creme de oulicuri (ou leite de coco)
100ml de sangue da própria galinha
1 colher (sopa) do suco da mexerica
2 colheres (sopa) de urucum (sementes de urucum em conserva no azeite)
5 quiabos cozidos
5 batatas pequenas cozidas
50g de coco verde em lâminas
Creme de oulicuri
100ml de água de água de coco
50g de oulicuri verde (ou leite de coco)
50g de aipim cozido
30g de queijo de cabra (ou queijo minas curado)


MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque a galinha. Regue com o suco de 5 biribiri (ou suco de 3 limões) e sal a gosto. Deixe por 15 minutos para tirar o cheiro forte da galinha, depois disto lave em água corrente, seque com um pano e reserve.
Numa panela coloque o azeite de oliva, o toucinho, o bacon e frite até soltar a gordura (cerca de 8 minutos). Retire o toucinho e o bacon frito da panela e reserve.
Na mesma panela, fora do fogo, com a gordura que sobrou, coloque as cebolas e o alho e refogue bem (cerca de 5 minutos). Acrescente a galinha (reservada acima), o cominho e pimenta-do-reino, o louro e sal a gosto. Volte ao fogo, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até a galinha ficar dourada.
Acrescente o pimentão verde, suco de 3 biribiri (ou suco de 1 limão), as pimentas de bode, a alfavaca, toucinho e bacon fritos (reservados acima) e deixe por mais 10 minutos. Adicione a água de coco, tampe a panela e deixe a galinha cozinhar por cerca de 30 minutos ou até que fique macia.
Adicione o creme de oulicuri (ou leite de coco) sobre a galinha, o sangue da própria galinha, o suco da mexerica, o urucum e misture bem. Acrescente os quiabos, as batatas e o coco verde. Decore com biriribi em rodelas e acerolas.
Creme de oulicuri
Num liquidificador coloque a água de coco e o oulicuri verde (ou leite de coco) e bata bem. Com o auxílio de uma peneira coe o líquido para tirar o leite. Coloque este leite de volta no liquidificador, acrescente o aipim, o queijo de cabra (ou queijo minas curado) e bata novamente até formar um purê (cerca de 5 minutos).

Drumets de frango com cereal

 
INGREDIENTES

3 dentes de alho amassados
4 pimentas malagueta picadas
1 colher (chá) de açafrão (ou colorau)
1/2 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
1kg de drumets de frango (= coxinha da asinha)
2 xícaras (chá bem cheias) de cereal matinal sem açúcar quebrado com as mãos
1 pacote de sopa de cebola (65g)
1 xícara (chá) de pão de forma ralado

MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque o alho, a pimenta, o açafrão, o sal e a manteiga derretida e misture bem.
Passe esta mistura no drumets de frango e deixe tomando gosto por 1 hora.

Numa outra tigela coloque cereal matinal sem açúcar quebrado com as mãos, o pacote de sopa e o pão e misture bem.
Passe as drumets de frango (reservadas acima) nesta mistura pressionando bem.

Num refratário untado com manteiga coloque as drumets de frango e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos.
Sirva em seguida com legumes cortados e grelhados.


Frango a passarinho na pressão

 
INGREDIENTES

1kg de frango cortado à passarinho (pedaços com cerca de 5cm de tamanho)
Suco e raspas de 1 limão
1 lata de cerveja clara (350ml)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo o suficiente para fritar (2 garrafas com 900ml cada)
10 dentes de alho laminados
Cheiro verde picado para polvilhar

MODO DE PREPARO

Numa tigela misture o frango com suco e raspas de 1 limão, a cerveja, sal e pimenta-do-reino. Deixe nesta marinada por 1 hora.
Transfira o frango para um escorredor e deixe escorrendo até que saia todo liquido e depois seque o frango num guardanapo de pano.
Numa panela de pressão fora do fogo coloque óleo o suficiente e o frango temperado e seco, tampe a panela e leve ao fogo.
Quando a panela começar a chiar conte 15 minutos (se o corte do frango for menor, deixe menos tempo para não queimar), desligue o fogo retire a pressão e abra a panela.
Neste momento coloque o alho na panela FORA DO FOGO e deixe até dourar, mexendo de vez em quando para dourar por igual.
Escorra o frango com alho com auxílio de uma escumadeira (obs.: se o frango ficar grudado um pouco, solte-o com auxilio da própria escumadeira) e polvilhe bastante cheiro verde picado. Sirva a seguir.

Frango caipira e couve

 
INGREDIENTES

Frango:
1 frango de 1,5kg a 2kg cortado
Água fervente para escaldar o frango
Suco de 1 limão para passar no frango
Tempero:
2 colheres (sopa) de alho amassado
1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (café) de pimenta do reino
Sal a gosto
Para fritar:
5 colheres (sopa) de óleo
1 pitada de açúcar para dourar
4 cebolas médias cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
Couve:
1 maço de couve
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Óleo o suficiente para cobrir o fundo da frigideira
50g de bacon (5 fatias pequenas aproximadamente) cortado em pedacinhos
2 colheres (sopa) de alho
2 colheres (sopa) de cebola picada


MODO DE PREPARO

Frango:
Lave bem os pedaços de frango e escalde em água fervendo. Escorra, passe o suco de limão e lave em água corrente. Deixe escorrer bem. Tempere com o alho, o vinagre, a pimenta do reino e o sal. Deixe "dormir" no tempero, guardado na geladeira. Leve uma panela de ferro ao fogo e deixe o fundo quente, coloque o óleo, o frango e deixe dourar, mexendo sempre que necessário. Conforme for secando, vá colocando água quente. Para deixar o frango bem dourado, leva de 40 minutos a 1 hora. Se desejar, acerte o sal, coloque as cebolas, a salsinha, a cebolinha, tampe a panela e desligue o fogo.
Como cortar a couve:
Lave bem as folhas de couve, tire o talo mais grosso, coloque 10 ou 12 folhas uma sobre a outra (suficiente para que quando for enrolar caiba na mão), enrole e segure firme. Acerte as folhas para ficar do mesmo tamanho. Vá cortando a couve bem fininha.
Como preparar a couve:
Coloque a couve picada numa tigela e adicione a cebolinha, a salsinha, a pimenta do reino e o sal e misture. Numa frigideira, aqueça o óleo, frite o bacon, doure a cebola e o alho, acrescente a couve picada, mexendo rapidamente, deixando por 1 ou 2 minutos. Desligue o fogo e sirva.

Peru encachaçado

 
INGREDIENTES

1 peru
1 colher (sobremesa) de sal grosso
1 cenoura cortada em rodelas
1 ramo de alecrim e tomilho debulhado
7 folhas de sálvia picada grosseiramente
6 dentes de alho laminado
500ml de cachaça
500ml de cerveja
250ml de água
300g de cebola calabresa (pequenas)
1/2 kg de batata bolinha

MODO DE PREPARO

Coloque o peru dentro de dois sacos plásticos e esfregue bem o sal grosso por todo ele. Acrescente cenoura, alecrim, tomilho, sálvia, e alho. Regue com cachaça, cerveja e água. Deixe marinando por no mínimo 12 horas. Numa assadeira retangular forre com cebolas e batata bolinha, coloque o peru, a marinada e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 1 hora e meia, coberto com papel alumínio. Retire o papel alumínio e asse por cerca de 1 hora.

Fideuá de frango

 
INGREDIENTES

6 colheres (sopa) de azeite
1kg de frango cortado à passarinho temperado a gosto
4 dentes de alho picados
2 cebolas grandes picadas
1 pimentão de cada (verde, amarelo e vermelho) picado
1 pimenta dedo de moça sem semente picada
1 envelope de pó próprio para paeja (ou açafrão em pó)
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 ½ litros de caldo de frango (2 tabletes de caldo de frango dissolvido em 1/2 litros de água)
300g de macarrão cabelinho de anjo frito (na frigideira com um fio de azeite)
Sal a gosto
½ xícara (chá) de ervilha fresca
Tiras de pimentão (verde e vermelho) para decorar
10 unidades de azeitona preta
6 ovos de codorna
Salsinha picada a gosto
Fideuá de frutos do mar:
6 colheres (sopa) de azeite
300g de camarões limpos temperados a gosto
300g de anel de lula com seus tentáculos temperados a gosto
4 dentes de alho picados
2 cebolas grandes picadas
1 pimentão de cada (verde, amarelo e vermelho) picado
1 pimenta dedo de moça sem semente picada
1 envelope de pó próprio para paeja (ou açafrão em pó)
300g de mexilhões
300g de filé de peixe de carne firme (cação, namorado)
½ xícara (chá) de vinho branco seco
1 ½ litros de caldo de peixe (2 tabletes de caldo de frango dissolvido em 1 1/2 litros de água)
300g de macarrão cabelinho de anjo frito (na frigideira com um fio de azeite)
Sal a gosto
1/2 xícara (chá) de ervilha fresca
Tiras de pimentão (verde e vermelho) para decorar
10 unidades de azeitona preta
4 camarões graúdo para decorar
Salsinha picada a gosto


MODO DE PREPARO

Numa frigideira em fogo médio doure em 6 colheres (sopa) de azeite, 1kg de frango cortado á passarinho. Junte 4 dentes de alho picados grosseiramente, 2 cebolas grandes picadas grosseiramente, 1 pimentão de cada (verde, amarelo e vermelho) picado grosseiramente, 1 pimenta dedo de moça sem semente picada e refogue por +/- 20 minutos ou até que os legumes comecem a caramelizar.
Acrescente 1 envelope de pó próprio para paeja (ou açafrão em pó), a xícara ( chá ) de vinho branco seco, deixe evaporar o álcool e coloque 2 litros de caldo de frango (2 tabletes de caldo de frango dissolvido em 1 1/2 litros de água). Tampe a frigideira e cozinhe por aproximadamente 25 minutos em fogo baixo.
Fideuá de frutos do mar:
Numa frigideira em fogo médio refogue rapidamente por 2 minutos (SEPARADAMENTE) em 6 colheres (sopa) de azeite, 300 g de camarões limpos, 300 g de anel de lula com seus tentáculos. Reserve.
Na mesma frigideira acrescente 4 dentes de alho picados grosseiramente, 2 cebolas grandes picadas grosseiramente, 1 pimentão de cada (verde, amarelo e vermelho) picado grosseiramente, 1 pimenta dedo de moça sem semente picada e refogue em fogo baixo por +/- 20 minutos ou até começar a caramelizar, junte 1 envelope de pó próprio para paeja (ou açafrão em pó), 300 g de mexilhões, 300 g de filé de peixe de carne firme (cação, namorado) e 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco e deixe evaporar o álcool.
Acrescente 1 1/2 litros de caldo de frango(2 tabletes de caldo de frango dissolvido em 2 litros de água). Tampe a frigideira e cozinhe por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo.
Junte os camarões e lulas refogados ( reservados acima) 300 g de macarrão cabelinho de anjo frito (na frigideira com um fio de azeite), e corrija o sal, se necessário acrescente um pouco mais de caldo de peixe. Distribua a xícara (chá) de ervilha fresca, tiras de pimentão (verde, amarelo e vermelho) para decorar, 10 unidades de azeitona preta, os 4 camarões grandes e polvilhe salsinha picada a gosto e cozinhe por 5 minutos com a frigideira tampada.
Junte 500 g de macarrão cabelinho de anjo frito (na frigideira com um fio de azeite), e corrija o sal, se necessário acrescente um pouco mais de caldo de frango. Distribua a xícara (chá) de ervilha fresca, tiras de pimentão (verde, amarelo e vermelho) para decorar, 10 unidades de azeitona preta, estale 6 ovos de codorna, polvilhe salsinha picada a gosto e cozinhe por 5 minutos com a frigideira tampada.
Pulo do Gato: Fideuá é um tipo de paella preparada com pescado, frutos do mar e macarrão, prato típico marinheiro da comunidade de Valencia (Espanha). Dizem que a invenção do Fideuá foi em parte casual. O cozinheiro de um barco pesqueiro quando preparava a paella, tinha sempre um grande problema, pois seu patrão por adorar arroz, comia em demasia e quase não sobrava paella suficiente para os marinheiros e para solucionar esse problema, resolveu trocar o arroz por macarrão, para ver se o patrão comia menos.
O invento funcionou, porém a fama da receita espalhou-se pelos restaurantes do porto de Valencia e pouco a pouco se alastrou por toda a redondeza, consagrando-se como um prato característico e tradicional da cozinha valenciana.

Frango na pressão

 
INGREDIENTES

250g de peito de frango temperado a gosto
200g de mandioquinha cortada em cubos
1 cenoura pequena cortada em cubos
150g da batata descascada e cortada em cubos
200g de mandioca cortada em cubos
150g de abobrinha brasileira cortada em cubos
150g de abóbora cortada em cubos
100g de ervilha torta
1 cebola pequena cortada em pétalas
4 dentes de alho cortados em lâminas
1 pimenta vermelha cortada em rodelas
2 folhas de couve rasgadas
4 colheres (sopa) de azeite
2 envelopes de tempero pronto para saladas

MODO DE PREPARO

Numa panela de pressão fora do fogo coloque 250g de peito de frango temperado a gosto, 200g de mandioquinha cortada em cubos, 1 cenoura pequena cortada em cubos, 150g da batata descascada e cortada em cubos, 200g de mandioca cortada em cubos, 150g de abobrinha brasileira cortada em cubos, 150g de abóbora cortada em cubos, 100g de ervilha torta, 1 cebola pequena cortada em pétalas, 4 dentes de alho cortados em lâminas, 1 pimenta vermelha cortada em rodelas, 2 folhas de couve rasgadas, 4 colheres (sopa) de azeite e 2 envelopes de tempero pronto para saladas.
Mexa muito bem para que todos os ingredientes se misturem, feche a panela, ligue o fogo e quando começar a chiar desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Sirva com arroz branco.

RENDIMENTO

10 porções

Frango poché

 
INGREDIENTES

1 frango (com +/- 1,2 kg) cortado nas juntas e temperado com 1 limão, sal e pimenta do reino a gosto
Óleo suficiente para fritar
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 dente de alho cortado ao meio
1 cebola cortada ao meio com 5 cravos-da-Índia espetados em cada metade
2 cenouras cortadas em cubos médios
1 talo de alho poró cortado em cubos médios
Louro, estragão e cheiro verde picado a gosto
1 litro e meio de caldo de frango (3 tabletes de caldo de frango dissolvidos em 1 litro e meio de água)
6 gemas peneiradas e batidas ligeiramente
2 colheres (sopa) de requeijão
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco

MODO DE PREPARO

Numa panela com óleo quente coloque 1 frango (com +/- 1,2 kg) cortado nas juntas e temperado com 1 limão, sal e pimenta do reino a gosto e frite até dourar. Reserve.
Numa panela coloque 4 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 dente de alho cortado ao meio, 1 cebola cortada ao meio com 5 cravos-da-Índia espetados em cada metade, 2 cenouras cortada em cubos médios, 1 talo de alho poró cortado em cubos médios, louro, estragão e cheiro verde picado a gosto e doure por +/- 5 minutos. Acrescente o frango (reservado acima) e 1 litro e meio de caldo de frango (3 tabletes de caldo de frango dissolvidos em 1 litro e meio de água). Cozinhe por +/- 25 minutos ou até que o frango esteja macio.
Retire o frango da panela e reserve dentro de um refratário no forno quente para mantê-lo aquecido. Coe o caldo que se formou com auxilio de uma peneira e volte (o caldo coado) para panela. Deixe ferver e acrescente 6 gemas peneiradas e batidas ligeiramente, 2 colheres (sopa) de requeijão e 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco. Mexa até o creme engrossar (+/- 5 minutos). Regue o refratário com este molho e sirva a seguir.

Frango Garam Masala

 
INGREDIENTES

4 colheres semente de coentro
2 colheres semente de cumin
2 colheres de semente de mostarda
2 colheres de erva doce
2 colheres de pimenta branca em grão
1 colher de pimenta malagueta
2 colheres de sal grosso
1 colher de gengibre picada
1 colher de açafrão

MODO DE PREPARO

Em uma panela seca e quente, acrescente todas as sementes em fogo alto até ficarem aromáticas. Depois, moa as sementes.
Dica: Você pode armazenar as sementes em um recipiente com tampa por até três meses.
Passe o frango na mistura de sementes e coloque para grelhar.