Paises estrangeiros: Portugal, Germany, Estados Unidos , Moçambique

Massas

                                              

Bolo de lasanha bolo de lasanha


Ingredientes
. 250 g de massa seca para lasanha (à venda nos supermercados)
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 3 cenouras picadas
. 1 abobrinha picada
. 4 dentes de alho picados
. 3 xícaras (chá) de cogumelos picados
. 1 maço de espinafre
. 2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado
. 1 ovo batido
. 450 g de ricota
. 1/3 de xícara (chá) de queijo ralado
. 2 e 1/2 xícaras (chá) de molho de tomate
. 2 xícaras (chá) de queijo mussarela ralado
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. Ramos de alecrim (opcional)

Modo de preparo

Cozinhe a massa segundo as instruções do fabricante. Escorra, passe em água fria e deixe secar sobre um pano de prato sem sobrepô-las. Aqueça a metade do azeite, junte a cenoura, a abobrinha e metade do alho. Refogue por 5 minutos ou até que fiquem crocantes. À parte, refogue o cogumelo com o restante do alho e do azeite. Cozinhe por 5 minutos. Adicione o espinafre e mexa até murchar. Retire do fogo, ponha sobre uma peneira e deixe escorrer. Junte o manjericão e mexa. Reserve. Misture o ovo, a ricota e o queijo ralado e tempere com o sal e a pimenta. Reserve.
Montagem:
Forre o fundo de uma fôrma de aro removível com papel-alumínio pelo lado de fora para evitar vazamentos. Espalhe 1/2 xícara do molho de tomate. Faça uma camada da massa e cubra com o espinafre. Ponha a metade da ricota e faça outra camada de massa. Regue com um pouco de molho e ponha toda a mistura de abobrinha e o restante da ricota. Polvilhe com a mussarela. Repita as camadas com o restante dos ingredientes e pressione levemente com uma espátula. Leve ao forno médio preaquecido até aquecer completamente e sirva decorado com ramos de alecrim.


Panqueca hot-dog

Panqueca hot-dog

Ingredientes
· 250 ml de leite
· 1 ovo
· 1 xícara (chá) de farinha de trigo
· 1 colher (café) de sal
· 1 colher (sopa) de margarina
· 10 salsichas
· 1 xícara (chá) de requeijão
· 1 xícara (chá) de mussarela ralada

Modo de preparo

Aqueça o forno a 200ºC. No liquidificador bata o leite, o ovo, a farinha de trigo, o sal e a margarina. Unte com um pouco de óleo uma frigideira pequena antiaderente e faça as panquecas, uma a uma. Reserve. Afervente as salsichas e escorra a água. Corte as salsichas ao meio. Sobre cada panqueca espalhe uma porção de requeijão, ponha meia salsicha e enrole. Distribua as panquecas em um refratário levemente untado com margarina, polvilhe a mussarela ralada e leve ao forno para gratinar. Sirva em seguida com ketchup e mostarda.

Dica: Se preferir use salsicha de frango ou de peru.

 

Lasanha de panqueca de carne

Lasanha de panqueca de carne
Ingredientes
Panqueca:. 2 e 1/2 copos (americano) de farinha de trigo
. 2 copos (americano) de leite
. 1 colher (chá) de fermento em pó.

Recheio:
. 500 g de carne moída
. Temperos a gosto
. 200 g de mussarela
. 200 g de presunto.

Molho:
. 1 caixa de molho de tomate
. 1 caixa de molho branco
. Alho e cebola a gosto
. 1 colher (chá) de orégano

Modo de preparo

Panqueca: Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Frite as panquecas uma a uma e separe-as.

Recheio: Refogue a carne moída com os temperos. Em um refratário, coloque um pouco de molho, forre com a carne e algumas panquecas. Em seguida, coloque molho sobre as panquecas e distribua a carne. Depois, faça mais uma camada de panqueca e uma de molho branco. Cubra com presunto e mussarela e mais uma camada de panqueca. Coloque o recheio até o limite do refratário. Cubra com mussarela e molho e leve ao forno.

 

Lasanha de polenta

 
INGREDIENTES

- 3 colheres (sopa) de azeite
- 3 dentes de alho amassados
- 500 ml de leite
- 2 tabletes de caldo de frango
- 100 g de polenta pré-cozida dissolvida em 500 ml de leite frio
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 100 g de queijo parmesão ralado grosso
- 300 g mussarela
- 300 g presunto
- (+/-) 400 g de molho a bolonhesa pronto (segue a receita abaixo)
- 150 g de queijo parmesão ralado


 Molho a Bolognesa
- 2 colheres (de sopa) de azeite
- 150 g de bacon cortado em cubinhos
- 150 g de lingüiça calabresa cortada em cubinhos
- 1 cebola média bem picada
- 4 dentes de alho picados
- pimenta vermelha picada a gosto
- Meio kg de coxão mole moído (ou carne de sua preferência)
- Meia cenoura ralada
- sal a gosto
- cravo moído, canela em pó e noz moscada ralada a gosto
- 1 xícara (chá) de vinho tinto seco
- 500 g de molho de tomate pronto
- Meio litro de leite

Lasanha de batata

lasanha
 Ingredientes:
.5 batatas grandes cortadas em fatias não muito grossas
.300 g de presunto em fatias
.300 g de mussarela em fatias
.1/2 xícara (chá) de queijo ralado
.sal
.orégano e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Afervente as batatas em água salgada até que fiquem macias, porém firmes. Em um refratário untado faça uma camada de batatas. Polvilhe com a pimenta e o orégano. Faça uma camada de presunto e uma de mussarela e cubra com batatas. Repita a operação até terminar os ingredientes e deixe a última camada com as batatas.  Polvilhe com o queijo ralado e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio preaquecido até que as batatas fiquem douradas.


MODO DE PREPARO


Numa panela em fogo médio com 3 colheres (sopa) de azeite doure 3 dentes de alho amassados. Junte 500 ml de leite e 2 tabletes de caldo de frango e deixe ferver.
Assim que ferver acrescente 100 g de polenta pré-cozida dissolvida em 500 ml de leite frio, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e cozinhe, mexendo sempre, por uns 10 a 15 minutos, até engrossar. Desligue o fogo e coloque 1 colher (sopa) de manteiga e 100 g de queijo parmesão ralado grosso. Mexa bem até dissolver a manteiga.
Transfira a mistura num refratário (32 cm X 19 cm) untada com azeite ou óleo da seguinte forma: Coloque 1/3 da polenta, alise a superfície e coloque um saco plástico. Mais uma camada de polenta e um outro saco plástico e novamente o restante da polenta e outro saco plástico. Deixe esfriar completamente. OU se você preferir coloque toda a polenta numa assadeira baixa (fazendo uma camada de +/- 1 cm), deixe esfriar e corte discos com auxilio de um cortador de metal. Reserve.
Numa travessa untada com margarina faça uma cama de molho a bolonhesa e coloque uma placa de polenta (ou 2 discos de polenta), sobre eles coloque 2 fatias de mussarela e 2 fatias de presunto. Faça novas camadas seguindo esta ordem até acabar a polenta. Polvilhe 150 g de queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por +/- 25 minutos.

Molho:Numa panela com o azeite doure o bacon cortado em cubinhos,a linguiça calabresa cortada em cubinhos. Quando dourar junte 1 cebola média bem picada, 4 dentes de alho picados, pimenta vermelha picada a gosto. Refogue por mais 5 minutos.
Junte o coxão mole moído (ou carne de sua preferência), a cenoura ralada, sal, cravo moído, canela em pó e noz moscada ralada a gosto. Refogue até a carne ficar totalmente seca.
Acrescente o vinho tinto seco, 500 g de molho de tomate pronto e o leite. Cozinhe por 20 a 25minutos.


-----------------------------------------

Lasanha de bacalhau com farofa de biscoito e ervas

 
INGREDIENTES

1 embalagem de lasanha sêmola (500g)
5 ovos cozidos picados
10 dentes de alho picados
Pimentão vermelho grande em cubinhos
5 colheres (sopa) de manteiga
2 litros de leite
10 tomates sem pele e sem sementes e picados
400g de mussarela em fatias
1kg de bacalhau
1 embalagem de cream cracker (200g)
12 colheres (sopa) de azeite
1 pimentão verde grande em cubinhos
100g de azeitonas pretas sem caroços e picadas
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 cebola picada
1 litro de polpa de tomate
Sal, pimenta-do-reino, noz moscada, alecrim, manjericão, salsa, orégano fresco e tomilho a gosto


MODO DE PREPARO

Deixe na véspera 1 kg de bacalhau de molho na água na geladeira, troque a água pelo menos 4 vezes. No dia seguinte, ferva o bacalhau e faça lascas. Numa panela grande, aqueça 6 colheres (sopa) de azeite, refogue 6 dentes de alho, acrescente as lascas de bacalhau, 1 pimentão verde, 1 pimentão vermelho, 300g de azeitonas pretas, refogue bem e reserve.

Prepare o molho branco. Numa panela média, aqueça 5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina e doure 5 colheres (sopa) de farinha de trigo. Junte 2 litros de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve.

Prepare o molho de tomate. Numa panela média aqueça 4 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho, junte os 10 tomates, 1 litro de polpa de tomate e 2 xícaras (chá) de água. Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e reserve.

Prepare a farofa de biscoitos com ervas. Coloque no processador o biscoito e bata até obter uma farofa. Numa frigideira média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite , refogue 2 dentes de alho, junte a farofa de biscoito, as ervas picadas, mexa delicadamente e reserve.

Monte a lasanha num refratário grande e fundo. Divida o molho branco e o molho de tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mussarela, o recheio de bacalhau e os ovos em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de bacalhau, ovos cozidos, tiras de lasanha, molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de bacalhau, ovos cozidos, tiras de lasanha, molho branco e molho de tomate. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 40 minutos.

Retire o papel-alumínio, acomode por cima a farofa de biscoito com ervas e leve ao forno por mais 10 minutos. Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir.


Dicas:Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.



Lasanha vegetariana ao creme de queijos

 
INGREDIENTES

500g de massa para lasanha cozida al dente
150g de queijo mozarela
Para gratinar
2 xícaras (chá) de queijo tipo parmesão ralado
Molho de queijo
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
½ xícara (chá) de cebola ralada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
50g de queijo gorgonzola esfarelado
50g de queijo parmesão
50g de provolone
1 litro de leite frio
250g de creme de leite fresco ou UHT (caixinha)
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Recheio
50g de manteiga sem sal
½ xícara (chá) de cebola picada em cubinhos
250g de cenoura cortada em cubinhos e escaldada
200g de vagem macarrão fatiada e aferventada ou brócolis
1 lata de milho verde
½ xícara (chá) de salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto


MODO DE PREPARO


Molho de queijo
Em uma panela aqueça a manteiga, refogue a cebola e doure a farinha. Agregue os queijos, o leite e o creme de leite aos poucos. Misture vagarosamente até cozinhar bem. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Recheio
Em uma panela aqueça a manteiga, refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente os ingredientes restantes, tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.
Montagem
Alterne as camadas na sequência: molho de queijo, massa, recheio, molho de queijo, massa, mozarela, massa, recheio, creme de queijo, massa. Termine com creme de queijo e polvilhe o parmesão para gratinar. Leve ao forno para assar e gratinar por aproximadamente 20 minutos. Sirva a seguir.

Rondelle de repolho

 
INGREDIENTES

8 folhas de repolho
1 cenoura média cozida e amassada (125g)
1 ½ xícara (chá) de mussarela ralada no ralo grosso (160g)
1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado (125g)
1 colher (sopa) de margarina
1 ovo batido
2 colheres (sopa) de salsa picadinha
sal e pimenta do reino a gosto
500ml de molho de tomate
¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (15g)

MODO DE PREPARO


Numa tigela com água fervente mergulhe 8 folhas de repolho por 1 minuto ou até ficarem macias. Escorra e retire a parte grossa dos talos. Coloque as folhas de repolho sobre um pano de prato, sobrepondo-as e formando um retângulo de 25cm por 40cm. Reserve.
Coloque numa tigela coloque 1 cenoura média cozida e amassada, 1 ½ xícara (chá) de mussarela ralada no ralo grosso, 1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado, 1 colher (sopa) de margarina, 1 ovo batido, 2 colheres (sopa) de salsa picadinha, sal e pimenta do reino a gosto e misture bem. Coloque esta mistura no meio do retângulo de folhas do repolho (reservado acima) e cubra com um dos lados das folhas.


Com a ajuda do pano de prato, enrole sobre a mistura formando um rocambole. Leve este rocambole para a geladeira por pelo menos 3 horas para firmar, enrolado no pano.
Retire o rocambole da geladeira e com uma faca corte fatias de aproximadamente 3cm de largura. Em uma assadeira (30cm x 20cm) espalhe um pouco de molho de tomate, coloque as fatias do rondelle, cubra com mais molho de tomate, polvilhe parmesão ralado e leve ao forno médio pré-aquecido a 250°C por cerca de 15 minutos ou até a superfície ficar dourada. Retire do forno e sirva em seguida.


Nhoque de polenta

 
INGREDIENTES


500g de polenta pronta fria e amassada com um garfo
3 colheres (sopa) de farinha de trigo (1/4 xícara de chá)
2 gemas peneiradas
1 pitada de noz moscada
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Molho simples de tomate2 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho amassados
1 cebola picadinha
1 caixa de molho de tomate (520ml)
1 lata de tomate pelado (400ml)
½ xícara (chá) de água
Folhas de manjericão e sal a gosto
250g de mussarela de búfala em bolinhas


MODO DE PREPARO


Numa tigela coloque 500g de polenta pronta fria e amassada com um garfo, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 gemas peneiradas, 1 pitada de noz moscada e 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e misture bem até obter uma massa homogênea.
Em uma superfície lisa e enfarinhada, coloque a massa e amasse. Pegue pequenas porções da massa e enrole formando um cilindro com mais ou menos 2cm de espessura e 30cm de comprimento. Com uma faca corte os nhoques (aproximadamente 2cm) e vá colocando-os em uma assadeira enfarinhada.
Cozinhe os nhoques em uma panela com bastante água fervente até que os nhoques subam (cerca de 1 minuto). Com uma escumadeira, retire os nhoques e coloque rapidamente em uma tigela com água fria para parar o cozimento. Despeje os nhoques em um prato e sirva com o molho de sua preferência.
Molho simples de tomate
Numa panela em fogo médio coloque 2 colheres (sopa) de azeite, 3 dentes de alho amassados e 1 cebola picadinha e refogue bem até a cebola murchar.
Adicione 1 caixa de molho de tomate (520ml), 1 lata de tomate pelado (400ml) e ½ xícara (chá) de água, misture e deixe ferver por 5 minutos.
Acrescente folhas de manjericão e sal a gosto. Desligue o fogo, coloque 250g de mussarela de búfala em bolinhas, misture e sirva em seguida.


Nhoque de semolina recheado

 
INGREDIENTES


Massa:
1 litro de água
1 cebola inteira (sem a casca)
1 dente de alho inteiro (sem a casca)
1 folha de louro
Sal a gosto
1 ½ xícara (chá) de semolina
3 ovos
Manteiga para untar a massa
Molho:
3 colheres (sopa) de azeite
30g de bacon em cubinhos
½ cebola média picada fino
2 dentes de alho amassados
600g de lingüiça toscana
4 colheres (sopa) de extrato de tomate
¾ de xícara (chá) de caldo de carne (200ml)
1 lata de tomates pelados, sem sementes, picados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Recheio:
300g de queijo mozarela em cubinhos
Para regar o nhoque:
2 xícaras (chá) de caldo de galinha




MODO DE PREPARO


Massa:
Em uma panela, coloque a água, a cebola, o alho, a folha de louro e sal. Leve ao fogo até levantar fervura, então desligue, tampe e deixe descansar por 1 hora. Retire os temperos, coe e leve novamente ao fogo. Quando borbulhar, abaixe o fogo e despeje a semolina com uma das mãos, em forma de chuva, mexendo sempre com uma colher de pai para não empelotar. Assim que tornar a levantar fervura, cozinhe por 5 minutos, mexendo até a mistura encorpar e ficar lisa. Retire do fogo e aos poucos acrescente os ovos ligeiramente batidos, misturando até incorporá-los. Espalhe a massa em uma assadeira untada com óleo, unte a superfície com manteiga e deixe esfriar.
Molho:
Leve o azeite e o bacon ao fogo alto e deixe fritar até que tenha soltado bastante gordura, sem dourar. Adicione a cebola e o alho e refogue, em fogo baixo, até a cebola ficar transparente. Acrescente então a lingüiça, sem a pele, e refogue, mexendo constantemente, até que fique dourada. Dilua o extrato de tomate no caldo e adicione ao molho. A seguir, misture os tomates pelados e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar, parcialmente tampado, por mais 20 minutos ou até o molho apurar. Para o preparo do nhoque, abra pedaços de massa com as mãos, formando um círculo com cerca de 8cm de diâmetro. Recheie com 1 cubinho de mozarela, junte as pontas e feche. Aperte para dar um formato arredondado. Em uma forma refratária, distribua os nhoques e regue com um pouco de caldo de galinha. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos, regando de vez em quando com o caldo para não ressecarem. Retire do forno, coloque o molho por cima e sirva quente.

RENDIMENTO


Rende 4 porções


Massa fresca caseira

 
INGREDIENTES


400 g de farinha de trigo (ou 280 g de farinha de trigo e 120 g de semolina)
4 ovos


MODO DE PREPARO


Em uma mesa ou balcão, coloque a farinha, faça um furo no centro, quebre os ovos neste buraco e com um garfo, bata levemente os ovos e vá misturando, aos poucos, a farinha.
Com a palma e o punho da mão, amasse a massa, empurrando e apertando até que fique homogênea e macia, por 5 minutos no mínimo. Se a massa grudar, polvilhe um pouco de farinha de trigo e quando a massa estiver bem maleável e homogênea corte-a em 2 pedaços para abrir.
Na mão: Com um pau ou rolo de macarrão abra a massa na espessura de 0,1 mm. Depois de aberta, acerte as laterais formando um retângulo. Enrole este retângulo, no sentido do comprimento e com uma faca, corte este rocambole, no sentido da largura, em tiras finas. Depois de cortada toda massa, desenrole essas tiras e coloque em um varal para secar por 20 minutos.
Na máquina - Ajuste o controle da máquina de massa (manual ou elétrica) para a largura maior. Polvilhe cada pedaço de massa com farinha de trigo e passe pelo menos umas 3 vezes pelos cilindros sem corte, para abrir a massa. Ajuste a máquina para espessura mais fina e passe novamente a massa aberta para afinar. A cada passada, polvilhe um pouco de farinha de trigo. Repita o processo até atingir a espessura desejada (2 mm para fettuccine ou tagliatelle, 0,5 mm para massas recheadas como ravióli).


Risoto de massa

 
INGREDIENTES


1 pacote de macarrão parafuso (500g)
50g de manteiga
1 cebola pequena picadinha
½ xícara (chá) de vinho branco
1 litro de caldo de frango (1 tablete de caldo de frango dissolvido em 1 litro de água)
150g de queijo prato ralado
100g de queijo cheddar ralado
100g de queijo parmesão ralado


MODO DE PREPARO


Coloque numa panela manteiga, cebola e macarrão parafuso e leve ao fogo médio até a cebola murchar (cerca de 2 minutos). Adicione vinho branco e deixe evaporar (1 minuto). Vá adicionando, aos poucos, e mexendo sempre, o caldo de frango até que a massa esteja "al dente" (8 minutos). Desligue o fogo e acrescente queijo prato, cheddar, queijo parmesão e misture bem. Sirva em seguida.
Dica 1: enquanto estiver acrescentando o caldo de frango, vá mexendo para que o macarrão cozinhe em pouca água e quando ele estiver cozido "al dente" sobre pouca água na panela (cerca de ½ xícara de chá).
Dica 2: pode substituir o macarrão parafuso por penne ou outra massa que seja pequena e firme. O macarrão farfalle não é uma boa opção, pois se quebra muito durante o cozimento.
Dica 3: caso você não encontre o queijo cheddar em pedaço, substitua pela mesma quantidade de queijo cheddar cremoso ou pasteurizado ou em bisnaga.
Dica 4: faça o risoto de massa na hora de servir. Não faça para guardar e esquentar depois, pois não fica tão gostoso.


Conchas recheadas

 
INGREDIENTES


Massa:
250g de massa conchiglione
1 colher (sobremesa) de sal
Grãos de pimenta-do-reino
1 folha de louro (opcional)
Queijo ralado para polvilhar
Molho:
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho picado
1 cebola média picada
1 pimentão sem pele picado
½ kg de tomate
1 colher (café) de açúcar
4 a 6 ramos de manjericão
Recheio:
100g de ricota fresca amassada
3 colheres (sopa) de requeijão
½ maço de brócolis cozido
100g de peito de peru defumado cortado em cubos
1 vidro pequeno de palmito
Sal a gosto






MODO DE PREPARO


Massa: numa panela, ferva 3 litros de água, o sal, os grãos de pimenta e o louro. Cozinhe o macarrão al dente. Escorra a massa, regue com um fio de azeite e solte-a com o auxílio de garfos. Disponha as conchas num pano de prato.
Molho:
Numa frigideira, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola em fogo baixo. Acrescente o pimentão e mexa bem. Em seguida, acrescente o tomate sem pele nem semente, o açúcar e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Acrescente o manjericão e tempere com sal e pimenta.
Recheio:
Numa vasilha, junte a ricota com o requeijão e misture. Tempere com sal a gosto. Acrescente os brócolis, o peito de peru e o palmito picado e misture. Reserve. Unte uma fôrma refratária com azeite. Recheie as conchas e acomode-as no refratário. Polvilhe as conchas com queijo ralado e regue-as com azeite. Leve ao forno preaquecido médio por 10 minutos. Sirva a seguir.
Dica: na Itália, massa no formato de concha é conhecida por conchiglione (pronuncia-se "conchilhione").

RENDIMENTO


Rende 4 porções.


Lasanha bolonhesa

 
INGREDIENTES


Molho bolonhesa:
3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
1 cebola picada
200g de carne magra bovina (patinho) cortada na ponta da faca
200g de carne suína (palheta) cortada na ponta da faca
1 cenoura pequena picadinha
1 talo de salsão (aipo) picadinho
½ xícara (chá) de vinho tinto seco
1 xícara (chá) de caldo de carne (½ tablete de caldo de carne dissolvido em 1 xícara de chá de água)
250g de molho de tomate de sua preferência
Sal e pimenta do reino a gosto


Montagem da lasanha:
800g de massa de lasanha fresca e cozida al dente
250g de queijo parmesão ralado
20g de manteiga cortada em cubinhos


MODO DE PREPARO


Molho bolonhesa:
Numa panela em fogo médio coloque azeite e doure a cebola. Adicione a carne magra bovina (patinho), a carne suína (palheta), a cenoura e o salsão (aipo) e doure novamente. Acrescente o vinho e deixe secar. Em seguida coloque o caldo de carne, o molho de tomate de sua preferência, sal e pimenta do reino e cozinhe por 10 minutos. Reserve.


Montagem da lasanha:
Num refratário ou assadeira retangular (36cm X 28cm) forre o fundo com um pouco de molho bolonhesa (feito acima) e por cima coloque uma camada de massa de lasanha fresca e cozida al dente. Coloque outra camada de molho bolonhesa e polvilhe queijo parmesão ralado. Repita novamente as camadas de massa, molho e queijo parmesão e termine com uma camada de massa. Por cima de tudo polvilhe queijo parmesão ralado a gosto e a manteiga. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos.


Outras variações de lasanha:
Napolitana - almôndegas de carne, mussarela, ricota, ovos e tomate fresco.
Calabresa sagne chine (Lasanha Plene) - legumes, almôndegas, queijo pecorino e molho de carne moída.
Siciliana - ricota fresca com molho bechamel, manjericão e ovos cozidos.


Macarrão ao molho marinara

 
INGREDIENTES


400g de macarrão no formato de concha ou parafuso
100g de camarões médios
1 litro de água
2 tomates sem pele e sem sementes, picados
1 colher (sopa) de azeite
2 cebolas
2 dentes de alho
Sal a gosto
1 colher (sopa) de coentro picado
100g de peixe (cação ou robalo) cortado em cubos
100g de mariscos limpos
100g de lula
1 colher (sopa) de salsa picada


MODO DE PREPARO


Separe as cascas de camarão, junte a água, uma cebola picada, o alho, o sal e deixe ferver até formar um caldo. Coe e reserve.
Em uma frigideira, refogue a outra cebola em gomos e o alho no azeite. Coloque os tomates, o coentro, um pouco de sal e deixe apurar. Quando esse molho estiver pronto, acrescente o peixe, os camarões, o marisco e a lula. Cozinhe por aproximadamente 10 minutos.
Em uma panela funda ferva o caldo de casca de camarão reservado juntando água até completar 4 litros, cozinhe neste caldo o macarrão deixando al dente. Escorrer e misturar a massa com o molho de tomates e frutos do mar. Servir com a salsa polvilhada.
Dica: Você pode utilizar uma embalagem de 500g de frutos do mar que já vem pronto para o preparo de paella.


Nhoque de feijão branco

 
INGREDIENTES


600g de feijão branco cozido e temperado a gosto (sem o caldo)
1 ovo grande
100g de queijo parmesão ralado
100g de farinha de trigo
Queijo parmesão ralado a gosto
Sugestão: molho de linguiça toscana 2 colheres (sopa) de manteiga
150g de bacon picado
650g de linguiça toscana sem pele e esfarelada
100g de cebola picada
5 dentes de alho amassados
1 alho poró médio picado
500g de tomate sem pele e semente picado
500ml de molho de tomate
250ml de água
1 colher (chá) de semente de erva doce
Cheiro verde picado e sal a gosto




MODO DE PREPARO


Num processador coloque feijão branco e bata até formar uma massa homogênea. Coloque a massa em uma tigela e deixe esfriar. (DICA: o feijão pode ser batido no liquidificador, mas coloque 2 colheres de sopa do caldo do cozimento para bater mais fácil). Depois da massa esfriar adicione (na tigela) ovo, queijo parmesão e aos poucos farinha de trigo e vá misturando até a massa ficar homogênea e consistente. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Pegue uma pequena porção da massa, coloque na superfície e com as mãos vá enrolando até formar um cilindro fino. Com uma faca corte os nhoques. Repita este procedimento com o restante da massa. Vá colocando os nhoques aos poucos em uma panela com bastante água fervente. Conforme os nhoques forem subindo à superfície, retire-os com uma escumadeira e vá arrumando em um refratário. Por cima dos nhoques coloque o molho de sua preferência, polvilhe queijo parmesão ralado a gosto e sirva a seguir.
Molho de linguiça toscana Em uma panela coloque manteiga, bacon, linguiça toscana e leve ao fogo médio, mexendo até dourar (10 minutos). Adicione cebola, alho e alho poró e refogue bem (3 minutos). Acrescente tomate, molho de tomate, água, semente de erva doce, cheiro verde e sal, misture, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos.


Macarrão ao molho marroquino

 
INGREDIENTES


500g de massa curta cozida al dente
50ml de azeite
2 dentes de alho bem picados
1 xícara (chá) de cebola picada
3 envelopes de caldo de legumes em pó
150ml de vinho branco seco ou tinto seco
1 anis estrelado (opcional)
700ml de água quente
Sal e pimenta do reino e noz-moscada a gosto
1 colher (sopa) de creme de arroz diluído em água fria
100g de cuscuz marroquino
4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
50g de nozes picadas (opcional)


MODO DE PREPARO


Em uma panela aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte ½ envelope de caldo em pó, o vinho, o anis e ferva até reduzir pela metade. Junte os envelopes de caldo em pó restantes e a água, deixe ferver, retifique os temperos e acrescente o creme de arroz diluído. Mexa sempre até ferver e ficar espesso. Acrescente o cuscuz marroquino, a cebolinha fresca picada e sirva sobre a massa


Rondeli com creme de frango defumado e milho verde

 
INGREDIENTES


1Kg de massa fresca para rondeli, cozida al dente
Creme de frango:
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de cebola ralada
1 lata de milho verde
300ml de leite frio
1 colher (sopa) de farinha de trigo peneirada
½ envelope de caldo de legumes em pó
200g de creme de leite UHT
500g de frango defumado escaldado, limpo e desfiado
200g de requeijão firme
200g de queijo prato ralado grosso
½ xícara (chá) de cheiro verde picado, salsa e cebolinha
50g de nozes picadas (opcional)
Molho de cogumelos:
1 colher (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de cebola ralada
1 sache de caldo de legumes em pó
2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 litro de leite
150g de cream cheese
200g de creme de leite UHT (caixinha)
2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão curado ralado
250g de cogumelos laminados
Sal, pimenta e noz-moscada ralada a gosto




MODO DE PREPARO


Creme de frango: Em uma panela aqueça a manteiga, o azeite e refogue a cebola. Bata no liquidificador o milho verde com o leite e a farinha, peneire e junte o caldo de legumes em pó. Leve a panela ao fogo com a cebola refogada, o creme de leite e o milho batido, misture bem ate ficar espesso e cozido. Desligue o fogo e acrescente o requeijão e o cheiro verde misture e utilize.
Molho de cogumelos: Em uma panela refogue a cebola na manteiga. Junte o caldo em pó, a farinha e mexa bem. Acrescente o leite frio, o cream cheese e mexa até iniciar a fervura e ficar consistente. Deixe amornar e bata rapidamente com um mixer. Aqueça novamente, junte o creme de leite, o queijo parmesão, os cogumelos e envolva delicadamente até ficar homogêneo. Retifique os temperos, agregue a cebolinha e utilize.
Montagem: Disponha a massa já cozida em um plástico resistente que seja possível enrolar. Espalhe bem o creme de frango e coloque o queijo ralado em uma das extremidades, enrole no formato de rocambole apertando bem firme para não soltar o recheio quando cortar. Deixe bem embrulhado no freezer por aproximadamente 2 horas, ou suficiente para facilitar o corte. Tire o plástico e corte em fatias. Em um refratário untado coloque os rondeles, o molho e polvilhe com queijo ralado e as nozes. Leve ao forno por aproximadamente 25 minutos.


Linguine ao pesto de hortelã e nozes

 
INGREDIENTES


500g de massa no formato de linguine cozida al dente
Pesto
½ xícara (chá) de folhas de hortelã lavadas, secas e bem picadas
50g de queijo tipo parmesão curado ralado
2 dentes de alho bem batidos
½ xícara (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
50ml de azeite extra virgem
1 litro de molho branco
150g de queijo tipo roquefort bem picado
1 colher (sobremesa) de raspas de limão sem a parte branca (opcional)
1 colher (sopa) de gin (opcional)
Sal, pimenta branca, noz- moscada ralada e temperos a gosto
Nozes torradas100g de nozes bem picadas
1 colher (chá) de manteiga
Molho branco50g de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de queijo tipo parmesão curado, ralado
Sal, pimenta do reino branca, noz-moscada ralada e temperos a gosto




MODO DE PREPARO


Nozes torradas: Derreta a manteiga em uma frigideira e acrescente as nozes. Mexa ocasionalmente até que as nozes fiquem bem torradinhas.
Pesto: Bata no processador os cinco primeiros ingredientes até obter uma mistura granulada, acrescente o azeite e reserve. Misture as raspas de limão no gin e reserve.
Molho branco: Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo até misturando até encorpar e cozinhar a farinha deixe amornar e bata com um mixer.
Montagem: Distribua o macarrão em um recipiente refratário, regue com um pouco de azeite e mantenha aquecido. Em uma panela ferva o molho branco já batido, agregue o queijo roquefort, a metade da mistura do pesto e, ao abrir fervura retifique os temperos e disponha sobre o macarrão.
Em seguida distribua por cima do macarrão o restante do pesto e salpique as nozes picadas e as raspas de limão reservadas


Pelmeni de aipim recheado

 
INGREDIENTES


1kg de mandioca ou aipim bem cozido bem escorrido e quente
1 sache de caldo de legumes
5 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena picadinha
350g de carne seca dessalgada, cozida e processada
4 colheres (sopa) de requeijão
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Molho contemporâneo da li:
½ xícara (chá) de azeite
100g de manteiga
1 dente de alho picadinho
1 tomate sem pele e sem semente cortado em cubinhos
1 xícara (chá) de salsinha bem picada
½ xícara (chá) de azeitona portuguesa picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto




MODO DE PREPARO


Numa tigela amasse com um garfo a mandioca. Adicione o caldo de legumes, sal e pimenta-do-reino a gosto, misture bem até formar uma massa homogênea e reserve. Obs.: não amasse a mandioca com outro utensílio, para não liberar goma (a massa tem quem ficar rústica).
Numa panela coloque o azeite, a cebola e refogue bem até murchar. Adicione a carne seca, o requeijão, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino misture bem, desligue o fogo e reserve.
Numa superfície lisa e com auxílio de um rolo, abra a massa de mandioca (reservada acima) entre dois sacos plásticos até ficar com uma espessura fina e corte em tiras (20cm X 8cm). Em cada tira e com ajuda de uma colher, coloque porções da pasta de carne seca (reservada acima) em toda a tira. Depois dobre a tira de massa sobre o recheio, aperte a massa ao lado de cada porção de recheio, fechando bem e corte a massa no formato de um pequeno ravióli. Numa panela com água fervente cozinhe os raviólis até que ele suba. Com o auxílio de uma escumadeira, retire os raviólis cozidos. Disponha num prato e sirva a seguir com o molho de sua preferência.
Molho contemporâneo da li:
Numa frigideira (ou panela) aqueça o azeite com a manteiga e doure o alho. Acrescente o tomate, a salsinha, a azeitona, sal e pimenta-do-reino a gosto. Refogue por apenas 1 minuto em fogo médio, desligue o fogo e sirva.


Amigo do peito

 
INGREDIENTES


100g de bacon cortado em cubinhos
½ kg de peito bovino cortado em cubinhos
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
100g de feijão roxinho (ou mulatinho) de molho de um dia para o outro
1 tomate maduro sem pele e sem sementes picado
1 lata de molho de tomate (340g)
1 colher (sopa) de molho inglês
½ litro de caldo de carne (1 tablete de caldo de carne dissolvido em ½ litro de água)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
500g de talharim cozido al dente
Queijo parmesão ralado a gosto
Folhas de manjericão a gosto


MODO DE PREPARO


Numa panela de pressão em fogo médio doure o bacon com o peito bovino (cerca de 5 minutos). Acrescente a cebola, o alho e a folha de louro e refogue por cerca de 5 minutos. Junte o feijão (já deixado de molho de um dia para o outro), o tomate, o molho de tomate, o molho inglês, o caldo de carne, sal e pimenta-do-reino a gosto. Feche a panela e depois que a panela começar a chiar conte 20 minutos. Desligue o fogo e retire a pressão. Corrija o sal se necessário. Sirva este molho com o talharim cozido, queijo parmesão ralado a gosto e folhas de manjericão a gosto.